Bolo de Tâmaras e Gengibre com Calda de Caramelo

Que tal saborear um bolo bem gostoso hoje, vamos?!! Mas e se vocês prepararem esse bolo e compartilhar com pessoas especiais, melhor ainda não é mesmo?!!

Não sei se vocês amam bolo tanto quanto eu, mas vamos combinar que um bolinho fofinho e gostoso é bom demaaaaaisss. Acompanhado de um cafezinho ou chocolate quente, em uma tarde fria e chuvosa, ou de um espumante ou vinho branco gelados, em uma tarde ensolarada, bolo é tudo de bom em qualquer tempo ou situação!!

Esta receita de bolo de tâmaras e gengibre com calda de caramelo veio da revista inglesa “Delicious”(edição março 2013), um bolo diferente, que fica com cor e sabor únicos e a combinação das tâmaras com o gengibre o deixa muito especial!! Eu amei, apesar de ser meio suspeita, diante da minha paixão declarada por bolos, acho que vocês também vão adorar!!
 bolo-de-tamaras-e-gengibre-014

Ingredientes

Para o bolo
200g de tâmaras secas
1 colher de chá de bicarbonato
75g de manteiga
175g de açúcar mascavo
2 colheres de chá de gengibre em pó
3 ovos
225g de farinha de trigo
2 colheres de sopa de gengibre cristalizado para decorar
(não tinha, então usei nozes picadas)

Para o caramelo
100g de açúcar
25g de manteiga
75ml de creme de leite
 bolo-de-tamaras-e-gengibre-026
Preparando o bolo
Coloque as tâmaras em um recipiente e misture com o bicarbonato e 300ml de água fervida, reserve. Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo. Adicione o gengibre em pó e os ovos um a um (não se preocupe se a mistura parecer coalhada, vai normalizar). Acrescente a farinha e continue batendo, adicione as tâmaras juntamente com o líquido e misture muito bem. Despeje a massa em uma forma de pão (30cm), untada, e leve ao forno preaquecido a 180ºC por 15 minutos, após os 15 minutos, diminua o forno para 170ºC e asse por cerca de 40-45 minutos ou até que perfurando o centro com um palito, o mesmo saia limpo.

Preparando o caramelo: Leve o açúcar para derreter em fogo baixo, depois de derretido aumente um pouquinho o fogo e deixe borbulhar por cerca de 5 minutos, até que fique dourado. Remova do fogo, adicione a manteiga e siga mexendo até que estejam bem misturados. Adicione o creme de leite e mexa até que fique bem cremoso e brilhante. Transfira para um recipiente e deixe esfriando até que fique com uma consistência mais cremosa e densa. Aplique sobre o bolo e decore com gengibre cristalizado ou nozes picadas.

Bolo de Tâmaras e Gengibre com Calda de Caramelo

Print Friendly
Cinnamon Rolls (Enrolados de Canela) Bundt Cake
Mix Caseiro para Chocolate Quente

Artigos relacionados

Translate »