Bolo de Vinho Tinto com Chocolate
Olá pessoas tão queridas que moram no meu coração!! O fim de semana já acabou e o verão também, mas tudo bem, mesmo sendo eu uma pessoa solar, recebo o outono de braços abertos e nada melhor do que um bom bolo de chocolate para ajudar nesta tarefa…rsrs. Ah, mas este não é um bolo de chocolate qualquer, não messssmo!!! Este bolo é um espetáculo e super diferente, tanto em aroma quanto em sabor!! Eu me encantei com ele assim que o vi, no blog da minha querida amiga Lylia, o Simples Assim, ainda não conhecem?!! Sério?!! Então não deixem de visitar esse cantinho super delicioso, vocês vão adorar!! Pois bem minha gente, foi amor a primeira vista, vi o bolo e já o coloquei no topo da minha enorme lista de receitas a fazer. E assim foi, fiz no fim de semana e foi provado e aprovado por mim, pelo maridão e pelas visitas, sucesso total!! Obrigada Lylia, por partilhar essa receita divina!! 
UMA SEMANA MARAVILHOSA PRA TODOS!!
Bolo de Vinho Tinto com Chocolate

 Ingredientes para o bolo

240g de manteiga em temperatura ambiente
240g de açúcar
4 ovos
300ml de vinho tinto
240g de farinha de trigo peneirada
1 pitada de noz moscada
1 pitada de canela em pó
2 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa cheia de fermento em pó
130g de chocolate  amargo ralado (ralei no processador)

Bolo de Vinho Tinto com Chocolate



Ingredientes para a calda

100ml de água
60g de açúcar
250ml de vinho tinto

Bolo de Vinho Tinto com Chocolate

Preparando o bolo

Bata a manteiga com o açúcar até obter uma pasta lisa. Adicione os ovos e continue batendo. Acrescente o vinho tinto, misturando levemente com um batedor manual. Junte a farinha peneirada e bata até obter uma massa lisa. Adicione as especiarias, o cacau e o fermento de uma vez só, batendo tudo à mão e acrescente o chocolate ralado. Despeje a massa numa forma média de furo no meio e leve ao forno a 170 °c /180 °c por aproximadamente 1 hora.
Importante: seja religioso com a temperatura. Quando o bolo é alto e com furo no meio, ele demora mais tempo para assar, e o forno quente demais acaba queimando a parte de cima.


Preparando a calda

Em uma panela, aqueça a água e o açúcar, misturando até ficar homogêneo. Desligue o fogo e adicione o vinho. Espere até atingir a temperatura ambiente. Jogue a calda no bolo ainda morno e deixe esfriar para servir. 
Receita original aqui
Bolo de Vinho Tinto com Chocolate

Print Friendly
Quiche de Alho Poró
Bolo Invertido de Nectarina

Artigos relacionados

Translate »