bolo de maçã crocante-009

Olá minha gente querida, espero que esteja tudo maravilhoso com todos vocês!! Para quem vem acompanhando a minha expectativa em relação aos exames de saúde que venho fazendo, já posso dizer que uma parte do quebra-cabeça foi resolvida, um problema já foi identificado, encontra-se na tireóide, pois é, ela mesma, a danadinha está com defeito…rsrs…O diagnóstico já foi confirmado e o que tenho chama-se Tireoidite de Hashimoto, trata-se de uma doença autoimune, um erro no sistema imunológico, o organismo passa a “atacar” a tireóide, fabricando anticorpos contra a mesma, já comecei o tratamento e pelo visto terei que tomar a medicação para o resto da vida ou pelo menos por muitos anos, realizando exames periódicos para controlar a dosagem do medicamento. Bem, com relação a tireóide é basicamente isso minha gente, agora tenho que aguardar o resultado dos outros exames que fiz para verificar outras alterações no sangue, mas estes somente semana que vem, enquanto isso vou preparando coisinhas gostosas, pois cozinhar me relaxa e eu adoro !! Por essa razão, para variar, hoje trouxe um bolo…hehehe…um bolo de maçã muito saboroso. Então, estava eu a procura de um bolo de maçã (queria um que fosse um pouco diferente daquele que costumo fazer), eis que encontro essa receita aqui, achei muito interessante, principalmente pela cobertura, que fica super gostosa e crocante. Fiz algumas alterações na receita (faz parte né gente…rsrs), que já estão incluídas neste post e o resultado final foi fabuloso, ficou delicioso e diferente!! Eu adorei, espero que vocês também gostem !!

bolo de maçã crocante-015

Ingredientes

Massa 

4 colheres de sopa de manteiga

1 xícara de açúcar

3 ovos

1 xícara de farinha de trigo

1 xícara de farinha de trigo integral

1 colher  de sopa de fermento em pó

1/2 xícara de leite

1 maçã sem casca picada
1 colher de sobremesa de canela em pó

Cobertura

4 maçãs descascadas e raladas

1 colher de sopa de suco de limão

4 colheres de sopa de açúcar mascavo

4 barrinhas de cereais picadas ou 1/2 xícara de mix de castanhas moídas*

1 colher de sopa de manteiga

1 colher de chá de canela em pó

Preparação

Massa: Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até formar um creme claro. Continue batendo, adicione os ovos um a um e bata mais um pouco, até misturar bem. Acrescente as farinhas, a canela e o fermento, bata rapidamente na velocidade baixa e junte o leite, desligue a batedeira e incorpore à massa, as maçãs picadas. Espalhe a massa em forma untada e polvilhada. Reserve.

Cobertura: Em uma tigela, coloque a maçã ralada e regue com o suco de limão. Coloque em uma peneira e aperte com uma colher para sair todo o suco. Retorne a maçã para a tigela, misture o açúcar mascavo, as barrinhas de cereais picadas ou o mix de castanhas* moídas e a manteiga. Espalhe sobre a massa do bolo e polvilhe com a canela. Asse em forno preaquecido a 180°C, por aproximadamente 40 minutos ou até que espetando um palito, o mesmo saia limpo.
*o mix de castanhas moídas fica a seu gosto, para essa receita eu usei amêndoas e castanha-do-brasil(pará) moídas, mas podem usar castanha de caju, nozes, avelãs, amendoim, etc.

bolo de maçã crocante-019

Print Friendly
Bolo Formigueiro com Ganache de Doce de Leite
Bolo de Iogurte Grego com Damascos

Artigos relacionados

Translate »