couscous1
Oi pessoal, hoje trago um prato muito especial que fica super delicioso e tem uma característica que adoro, tem essa mistura de sabores salgado e doce!! Espero que vocês também gostem tanto quanto eu!!

veja na foto como são lindos os oxicocos…rsrs 


oxicoco

Ingredientes

2 xícaras de couscous ou cuscuz marroquino (é a mesmas coisa)

2 xícaras de água fervente

1/2 xícara de uvas-passas brancas e pretas

1/2 xícara de cranberries secos (oxicoco em português, gente, que nome é esse??..rsrsrs)

1 cebola roxa média bem picadinha

120g de castanha de caju sem sal

3 colheres de sopa de açúcar

2 colheres de sopa de água

4 colheres de sopa de azeite

1 colher de sopa de manteiga

Sal, pimenta e salsinha a gosto


Preparação

Cuscuz:

Coloque o cuscuz marroquino com um pouco de sal em um recipiente refratário e adicione a água fervente, tampe e deixe hidratar por uns 5 minutos. Decorrido esse tempo, adicione duas colheres de azeite, mexa com um garfo para deixá-lo soltinho e reserve.

Castanhas:
Numa frigideira coloque o açúcar, a água e deixe ferver, quando a calda atingir um tom de caramelo claro, adicione as castanhas e mexa bem até o açúcar secar, continue mexendo sempre até o açúcar derreter formando o caramelo e as castanhas ficarem douradas. Retire do fogo, ponha em um tabuleiro forrado com papel manteiga e deixe esfriar. Depois de frias corte com a faca em pedaços menores.
Finalização:
Numa frigideira, coloque 2 colheres de azeite com uma colher de manteiga para aquecer, junte a cebola e deixe dourar, acrescente sal e pimenta a gosto, junte as uvas-passas, o cranberry seco (ou oxicoco seco – êta nome estranho, prefiro cranberry!!), as castanhas já cortadas e por último acrescente o cuscuz hidratado, acerte o tempero, se for caso e mexa bem. Misture a salsinha picada e está pronto para ser saboreado !! Pode ser servido quente ou frio, eu acho bom dos dois jeitos.

Nota: Duas xícaras de cuscuz rende bastante, essa receita rende 6 porções bem servidas. Caso deseje, você pode reduzir as quantidades pela metade.

Print Friendly
Sopa de Abóbora com Creme de Gorgonzola
Salada de Endívias com Tomates e Molho de Hortelã

Artigos relacionados

Translate »