Sopa de Cenoura com Gengibre e Croutons de Canela


Olá pessoal, como foram de fim de semana?! Aqui no Rio fez um friozinho, claro que nada comparado ao frio que faz na Alemanha…brrr. Mas para mim já é frio suficiente para saborear uma sopinha gostosa e quentinha. Adoro sopa, seja no inverno ou no verão, é sempre tão reconfortante…hummAcho que só não tomo sopa quando está fazendo 40º no Rio de Janeiro….hehe. No auge do verão carioca fica difícil de encarar comidinhas super quentes né mesmo minha gente, aí o bom mesmo é aquele chopinho bem gelado para refrescar!!
Bem, mas enquanto o “verãozão” não chega, ainda dá tempo de saborear a sugestão que trago hoje pra vocês, uma sopa de cenoura com gengibre com croutons de canela, que eu adoro e faço com muita frequência. O contraste de sabores quando servida com os croutons de canela, a torna ainda mais saborosa. Experimentem, tenho certeza que vocês vão adorar!!

Sopa de Cenoura com Gengibre e Croutons de Canela Ingredientes
5 cenouras devidamente higienizadas
1 cebola
2 dentes de alho
1 1/2 litro de água aproximadamente
2 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta a gosto
Ervas desidratadas a gosto: orégano, tomilho, alecrim, noz moscada… páprica, enfim, o que você gostar e tiver disponível em casa.
1 colher de sopa de gengibre fresco ralado
Para finalizar: croutons de canela, receita aqui

Preparação

Em uma panela grande, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho rapidamente. Acrescente as cenouras e cerca de 1 litro e meio de água, junte o sal,  a pimenta e todos os outros temperos que você escolheu, exceto o gengibre. Cozinhe até que as cenouras estejam macias. Retire as cenouras da panela com uma escumadeira, coloque no liquidificador e aos poucos, com uma concha, acrescente a água temperada do cozimento, bata até atingir a cremosidade ideal, nem muito rala, nem muito espessa. Adicione o gengibre ralado, também aos poucos, e prove a cada adição, para ir sentindo o gosto, pois o sabor do gengibre é bem forte e desta forma evita-se que se sobreponha ao sabor dos outros ingredientes. Quando atingir o sabor desejado, leve ao fogo novamente para esquentar, sirva em seguida com os deliciosos croutons de canela e bom apetite!!

 Sopa de Cenoura com Gengibre e Croutons de Canela

Pepinos Agridoces de um livro de viagem muito saboroso!!
Aipim Salteado na Manteiga com Pimenta Dedo de Moça

Artigos relacionados

Translate »