alho poró gratinado-007

E aí pessoal, como vai a vida?!! Espero que tudo bem. Comigo tudo caminhando de forma super positiva e com perspectivas para melhorar sempre, porque a vida é uma dádiva e o melhor a fazer é aproveitá-la em sua plenitude, procurando experimentá-la de forma positiva, com um olhar otimista, repleto de gratidão e esperança!!

Hoje trago uma receita que é muuuuuiiiito fácil de fazer e bem gostosa!!

Trata-se de um gratinado de alho poró que fiz ontem, para o meu jantar do “dia dos namorados”...hummmm. Eu servi como entrada, mas com certeza pode ser servido como acompanhamento também e em qualquer ocasião!!

Além desta entrada super fácil e gostosa, servi como prato principal uma receita de massa, que já postei aqui no blog e que é super diferente e saborosa, o Linguine com Pimentão Vermelho e Nozes Caramelizadas. E de sobremesa também fiz uma receita que já tem aqui no blog, um delicioso Cheesecake Brownie.

Minha gente, todas essas delícias acompanhadas de bons vinhos, vocês não imaginam como ficou bom!! Um cardápio simples, mas muito elegante e saboroso. Só posso dizer que foi um verdadeiro sucesso!!

Bem, então é hora de partirmos para a receita!! Espero que gostem e façam rapidinho para experimentar!! 🙂


Ingredientesalho poró gratinado-012

4 talos de alho poró cortado em rodelas finas

1 colher de sopa de azeite

1colher de sopa de manteiga

Sal, pimenta e noz moscada a gosto

200g de creme de leite

1/3 de xícara de queijo parmesão ralado + duas colheres de sopa para usar no gratinado

2 colheres de sopa de farinha de mandioca flocada – biju ou farinha de rosca


Preparação

Leve ao fogo médio, uma frigideira grande, com o azeite e a manteiga até que a manteiga derreta. Adicione o alho poró, tempere com sal, pimenta e noz moscada, acrescente também o queijo parmesão e deixe refogar até que o alho poró fique macio. Abaixe bem o fogo e acrescente o creme de leite, mexendo um pouco para que se incorpore ao refogado. Tome muito cuidado para que o creme de leite não ferva, pois pode talhar. Coloque o alho poró em um refratário que possa ir ao forno. Faça uma misturinha da farinha biju ou de rosca com o queijo parmesão e um pouquinho de azeite e polvilhe sobre o creme de alho poró. Leve ao forno preaquecido a 200ºC até que que se forme uma crosta bem crocante e dourada. Sirva em seguida.

alho poró gratinado-023 alho poró gratinado-032

Print Friendly, PDF & Email
Couscous com Laranja, Beterraba e Cenoura
Sopa de Inhame com Cardamomo
Translate »