Bolo Crocante de Avelãs com Cranberry

 

Oi pessoal!! Animados para as festas que já estão chegando?!! Eu estou enlouquecida com a arrumação das malas…aff…quinta feira estou partindo para o Rio…iuuuu!! Mas antes de viajar queria deixar uma receita de bolo bem gostosa e diferente para vocês, por isso trago hoje uma receita de bolo que encontrei em um livro que adquiri há alguns dias. O livro se chama “Erinnerungen in Kuchenform” (Memórias em forma de bolo), é super interessante, só de bolos típicos da Alemanha, entre eles o famoso “Gugelhupf”, e o preço do livro estava ótimo, em liquidação por 5 Euros, não deu pra resistir!! Tudo bem que é em alemão e nem preciso dizer que o meu alemão ainda é péssimo, mas nada que o nosso querido amigo Google não possa resolver. O livro tem tantas receitas maravilhosas que foi super difícil escolher, acabei escolhendo esta, de bolo crocante de avelãs com cranberry, pois gostei do crocante que leva na massa, o que o torna bem diferente e extremamente delicioso!!

 


O livro também conta duas lendas que supostamente teriam dado origem ao surgimento do “Gugelhupf”. Parece que pode ter sido tanto na França quanto na Áustria. De acordo com o livro,  uma das histórias seria sobre os três Reis Magos, que em seu caminho voltando de Belém, através da Alsácia, foram recebidos com tamanha hospitalidade, que para agradecer seus anfitriões, fizeram um bolo na forma de seus turbantes e assim nascia o “Gugelhupf”, muito legal né gente, amei!!


 

A outra seria de que Maria Antonieta ao visitar a Áustria teria descoberto o bolo e trazido para a França…blá…blá…, umas coisas que não entendi direito, mas de qualquer forma como amei a história dos Reis Magos e do turbante, prefiro ficar com ela, até porque eu acho que esta tem tudo a ver com o Natal!!

 


Enfim, depois de ver tantos bolo divinos, me decidi por esta receita de bolo tipo “Gugelhupf” que seria o “Bundt Cake” alemão, devido ao formato das formas usadas para esse tipo de bolo. Na verdade, pelo que pude entender no livro, foi o “Gugelhupf” que deu origem ao “Bundt Cake”. Mas como as histórias são inúmeras e não há como comprovar nenhuma delas, vamos preparar e saborear essa maravilha de bolo!! O crocante dentro da massa é um delírio minha gente, experimentem, tenho certeza que vocês vão amar!!


 

Bolo Crocante de Avelãs com Cranberry

 


Bolo Crocante de Avelãs com Cranberry

Ingredientes

125g de cranberries secos
500g de farinha de trigo
250g de manteiga
200g de açúcar
1 pitada de sal
4 ovos
15g de fermento em pó
125ml de leite
100g de crocante de avelãs


 

Nota: Os cranberries poderão ser substituídos por passas e as avelãs por amêndoas, nozes, castanha de caju ou castanha-do-brasil/pará.

Crocante de Avelãs

Preparando o crocante de avelãs

2/3 de xícara de açúcar
1 xícara de avelãs picadas

Leve ao fogo baixo, uma panela com o açúcar e deixe derreter até começar a formar o caramelo, adicione as avelãs e vá mexendo devagar com uma colher de pau, até que as avelãs sejam envolvidas pelo caramelo. Deixe esfriar sobre papel manteiga. Quebre em pequenos pedaços e reserve.


 

Preparando o bolo

 

Hidrate os cranberries em água bem quente por alguns minutos, escorra e passe na farinha de trigo, reserve. Bata na batedeira, a manteiga com o açúcar, até ficar bem cremoso. Acrescente os ovos um a um. Diminua a velocidade da batedeira e adicione aos poucos, alternando com o leite, a farinha peneirada com o fermento e a pitada de sal, até que a massa fique bem homogênea. Caso a massa fique muito espessa adicione um pouco mais de leite. Desligue a batedeira e acrescente os cranberries, misturando delicadamente. Coloque metade da massa em uma forma untada e polvilhada e adicione o crocante, misturando levemente, com a ajuda de um garfo ou faca. Despeje o restante da massa sobre o crocante e leve ao forno preaquecido a 180ºC, por cerca de 50-55 minutos. Deixe descansar por pelo menos 10 minutos na forma. Desenforme e cubra com a calda de sua preferência ou polvilhe com açúcar de confeiteiro. Para este bolo, usei uma calda rala de chocolate branco.

 


Bolo Crocante de Avelãs com Cranberry

Print Friendly, PDF & Email
Bolo de Amêndoas Diet sem Glúten
Croutons de Rabanada

Artigos relacionados

Translate »