Bolo de Fubá Cozido
Oi pessoal, como vão vocês?! Se estão no Rio de Janeiro, como eu, com certeza estão derretendo. Minha gente, que calor é esse?!! Olha que eu adoro, mas está uma loucuraaaa!!
Mas independente do calor, vocês que já me conhecem, sabem que eu não dispenso um bolo simples, fofinho e gostoso e sendo de fubá então, aí eu me rendo completamente. E não tenham dúvida de que eu realmente me rendi a esse bolo de fubá cozido que é simplesmente o melhor e mais delicioso bolo de fubá que eu já fiz!!
Esta receita foi minha querida amiga Olga que me passou, e ela me contou que a mãe dela pegou a receita com um “mineirinho”, por essa razão resolvi chamá-lo assim!! Esse “mineirinho” sabe o que é bom né gente, porque esse bolo é tuuuuudo!! Depois que sai do forno, ainda quente, o bolo é polvilhado com uma mistura de açúcar e canela, que vai sendo absorvida por ele….hummm….gente, fica gostoso demais!! Olguinha, adorei a receita, muito obrigada, valeu mesmo!! Comi o bolo quase todo sozinha. Esta é uma receita de bolo de fubá que vou fazer muitas e muitas vezes e tenho certeza que vocês também, pois é uma verdadeira delícia!!

Bolo de Fubá Cozido

 

Ingredientes
2 xícaras de fubá
2 xícaras de leite
2 xícaras de açúcar
3/4 de xícara de óleo
4 ovos (claras separadas)
1 colher de sopa de fermento em pó
Açúcar e canela a gosto para polvilhar
Preparação
Em uma panela ainda fria, misture o fubá, o leite, o açúcar e o óleo. Depois de misturados, leve ao fogo, mexendo sempre, até soltar da panela. Assim que começar a soltar da panela, desligue e ponha em uma tigela para esfriar. Somente misture os outros ingredientes quando estiver completamente frio. Bata as claras em neve, adicione as gemas e bata mais um pouco até que se misturem, acrescente o fermento, mexendo delicadamente e junte essa mistura ao fubá cozido, que já deverá estar frio. Despeje em forma untada com manteiga e polvilhada com fubá. Leve ao forno preaquecido a 180ºC, por 35-40 minutos ou, quando ao perfurar a massa com um palito, o mesmo saia limpo. Polvilhe o bolo, ainda quente, com açúcar  e canela e bom apetite!!
Importante: observem com atenção as indicações na embalagem do fubá, para se certificar de que o produto não contém glúten, pois algumas marcas tem apresentado glúten em sua composição.
Bolo de Fubá Cozido

Print Friendly, PDF & Email
Bolo Invertido de Abacaxi com Chili
Bolo de Amêndoas Diet sem Glúten

Artigos relacionados

Translate »