Bolo Encharcado de Laranja, Amêndoa e Canela

 

Olá minha gente querida!! Hoje estou super animada, neste fim de semana vou fazer uma das coisas que mais amo na vida…viajar!! Viajar é muuuuuiiiitto bommm!! Viajando eu me renovo, me instruo, me divirto, descubro novas culturas e novas paisagens, me encho de energia e de conhecimento e tantas outras coisas, para mim, viajar é um dos melhores sabores da vida!!

Como vou ficar fora por alguns dias, para comemorar a minha empolgação e compartilhar com vocês esse outro maravilhoso sabor da vida que é comer…hehehe, trago, claro, mais uma receita de bolo, que eu tanto amo. Este bolo encharcado de laranja, amêndoa e canela é fantástico pessoal, é suave, fica super molhadinho e a combinação dos sabores da laranja com a amêndoa e a canela é perfeita e fica ainda melhor no dia seguinte, pois vai absorvendo a calda…ai que maravilha que é, uma verdadeira delícia que deve ser saboreada muitas e muitas vezes!!

Esta receita eu encontrei em um livro que tenho, que se chama “Cozinha de Estar-Receitas Práticas Para Receber”, da Rita Lobo, mas você também pode encontrar a receita aqui no site dela, o Panelinha, um site que adoro.

Que vocês tenham um super fim de semana!! Em breve estou de volta!!

Bolo Encharcado de Laranja, Amêndoa e Canela

Ingredientes
Para o bolo
8 ovos (claras separadas)
1 xícara de açúcar
1 3/4 xícara de farinha de amêndoas (200g)
Raspas de 2 laranjas
2 colheres de chá de canela em pó
1 laranja em gomos para decorar
Para a calda
2 xícaras de caldo de laranja fresco
1 xícara de açúcar

Preparando o bolo
Coloque as claras na tigela grande da batedeira e as gemas em outra tigela grande, onde caibam todos os ingredientes. Junte o açúcar, a canela e as raspas de laranja às gemas e misture muito bem com uma colher ou com um batedor de arame. Por último, misture a farinha de amêndoas. Bata as claras em neve, até que fiquem firmes. Misture apenas 1/3 delas às gemas e mexa bem com uma colher. Junte o restante das claras e incorpore com uma espátula. Faça movimentos circulares, de baixo para cima, delicadamente. Transfira a massa do bolo para uma forma (de preferência com aro removível) untada com manteiga e polvilhada com farinha de amêndoas. Leve ao forno preaquecido a 180ºC, por 30 a 40 minutos, lembrando sempre que cada forno é diferente. Verifique com o palito, perfurando o centro da massa, se o mesmo sair limpo, está pronto. Retire do forno e espere esfriar, antes de desenformar. Depois de uns 10 minutos, passe uma faca redonda na lateral, entre a forma e o bolo, e abra o aro. Mas ainda não retire o bolo do fundo da fôrma. Caso você tenha feito numa fôrma comum, espere ele esfriar bem antes de virar, a massa é delicada e pode quebrar.
 
Preparando a calda
Leve o suco ao fogo médio. Quando começar a ferver, desligue. Junte o açúcar e misture bem, até que tenha dissolvido. Quando o bolo esfriar, retire cuidadosamente da forma e transfira para um prato de bolo fundo. Com muita paciência, vá regando toda a calda sobre a massa e laterais. Dê intervalos para que o bolo possa absorver a calda. Ele vai ficar encharcado, é assim mesmo. Depois de algumas horas, a massa terá sugado toda a calda. Decore com gominhos de laranja polvilhados com um pouco de canela.

 

Bolo Encharcado de Laranja, Amêndoa e Canela

Print Friendly, PDF & Email
Sangria Rosé de Morango, Framboesa e Limoncello
Hummingbird Bundt Cake - Um Bolo Beija-Flor??

Artigos relacionados

Translate »