Bolo Invertido de Nectarina

Então minha gente querida, tudo bem? Espero que todos estejam muuuuitooo bem!! Que tal adoçarmos a vida hoje, com um bolo invertido super lindo e delicioso!! Eu já estava com vontade de fazer um bolo invertido há tempos, porque na verdade nunca havia feito antes, e, após procurar bastante por uma boa receita, acabei encontrando uma receita ótima em um livro excelente que adquiri recentemente, cujo título é: “Baking Illustrated – The Practical Kitchen Companion For The Home Baker” (ISBN-10: 0-936184-75-2). O resultado do bolo me surpreendeu, ficou com um belo visual e muito gostoso!! Experimentem, vale muito a pena!!
Bolo Invertido de Nectarina





 Ingredientes para a cobertura

4 nectarinas frescas com casca e sem caroço 
1/4 de xícara de manteiga
3/4 de xícara de açúcar mascavo

Preparando a cobertura
Corte as nectarinas, devidamente higienizadas, em gomos, preferencialmente do mesmo tamanho, reserve. Derreta a manteiga em fogo médio. Após derretida, adicione o açúcar mascavo e deixe cozinhar por 3 a 4 minutos, até que a mistura esteja com uma consistência espumosa. Despeje essa mistura em uma forma redonda, de 23cm, untada e levemente enfarinhada, espalhando de forma uniforme. Por cima da mistura arranje as nectarinas circulando e preenchendo bem todo o espaço da forma.
Bolo Invertido de Nectarina

Ingredientes para o bolo

1 1/2 xícara de farinha de trigo
3 colheres de sopa de fubá
1 1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
1 xícara de açúcar
8 colheres de sopa de manteiga
4 ovos (claras separadas, batidas em neve)
1 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
2/3 de xícara de leite

Preparando o bolo

Em uma tigela misture a farinha de trigo, o fubá, o sal e o fermento. Reserve. Na batedeira bata a manteiga com o açúcar, até obter um creme leve e fofo. Em outro recipiente misture o extrato de baunilha às gemas levemente batidas. Adicione as gemas com a baunilha à massa e continue batendo até que fique bem homogênea. Reduza a velocidade da batedeira e acrescente os ingredientes secos alternando com o leite até que se misturem bem e a massa esteja fofa. Por último acrescente as claras em neve e misture delicadamente. Despeje a massa cuidadosamente sobre as frutas e leve ao forno preaquecido a 180ºC, por 40/45 minutos, até que a superfície esteja dourada ou se perfurando o centro do bolo com o palito, o mesmo saia limpo. Deixe esfriar por alguns minutos e desenforme com muito cuidado, virando o bolo no prato em que vai servir.  

Bolo Invertido de Nectarina

Print Friendly, PDF & Email
Bolo de Vinho Tinto com Chocolate
Geleia de Damasco

Artigos relacionados

Translate »