Bolo Xadrez

Há tempos venho querendo fazer esse bolo xadrez, finalmente criei coragem e resolvi tentar. Acho que por ter sido a minha primeira vez, o resultado final foi muito bom. Até que nem é tão difícil assim de ser feito. Dá um certo trabalhinho, principalmente para manusear o marzipã, mas vale a pena, porque esse efeito xadrez é um charme e o bolo fica muito gostoso!!

Bolo Xadrez
Bolo Xadrez
Ingredientes para os bolos
1 1/2 xícara de farinha de trigo peneirada
1 xícara de açúcar 
3 ovos
3/4 de xícara de manteiga
3 gotas de essência de baunilha
1 colher de sopa de chocolate em pó
1 colher de sopa de fermento em pó
500g de marzipã (pode ser comprado pronto ou fazer conforme receita abaixo)*
Açúcar de confeiteiro e lascas de amêndoas para decorar
*Marzipã

Ingredientes: 2 ovos; 3/4 de xícara de açúcar; 1 1/4 de xícara de açúcar de confeiteiro; 3 xícaras de amêndoa sem pele e moída; 4 gotas de essência de baunilha; 1 colher de chá de suco de limão.

Preparo: Numa tigela bata os ovos. Peneire os dois tipos de açúcar e junte-os aos ovos batidos. Ponha a tigela sobre uma panela com água fervente e bata muito bem os ovos com o açúcar até formar uma espuma bem cremosa. Retire do fogo. Junte os demais ingredientes e bata até obter uma massa mole. Trabalhe a massa em uma superfície lisa, polvilhada com açúcar de confeiteiro, até que fique macia.

Recheio para os bolos
O recheio pode ser o que você preferir, por exemplo; uma ganache de chocolate (chocolate derretido com creme de leite fresco), um recheio de brigadeiro de chocolate ou de nutella ou geleia, enfim, qualquer uma dessas escolhas funciona. Esse eu fiz com ganache de chocolate.
Preparação dos bolos
Bata a manteiga com o açúcar até ficar bem cremoso, adicione os ovos e a farinha aos poucos e por último o fermento. Separe a massa em duas partes iguais. Em uma acrescente a baunilha e na outra acrescente o chocolate. Despeje a massa de baunilha em uma forma para bolo inglês, de 20cm, untada e a massa de chocolate em outra forma igual. Asse em forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente 20/25 minutos ou até que enfiando o palito no centro dos bolos, o palito saia seco. Retire do forno e deixe esfriar.
Montagem
Apare os bolos de forma que obtenha retângulos perfeitos, depois corte os retângulos ao meio no sentido do comprimento. Una dois pedaços de cores diferentes com o recheio. Espalhe mais recheio sobre a superfície dos bolos e ponha por cima os outros dois pedaços, já unidos pelo recheio, alternando as cores para formar o xadrez. Abra o marzipã num retângulo suficiente para envolver o bolo e sobrepor as pontas. Coloque o bolo no centro do marzipã e cubra-o apertando um pouco para que fique bem “embrulhadinho” com o marzipã. Disponha o bolo na bandeja ou prato onde irá servir com a dobra para baixo. Polvilhe com o açúcar de confeiteiro e decore com algumas lascas de amêndoas e está pronto um belo bolo xadrez !!
Bolo Xadrez

Print Friendly, PDF & Email
Sorvete de Queijo com Calda de Goiabada
Brigadeiros

Artigos relacionados

Translate »