Campanha Abra Seu Paladar

Oieee pessoal, ontem estive presente em um evento muito especial, no Le Bistrot Du Cuisinier, onde participei de um almoço simplesmente maravilhoso!! Recepção calorosa, excelentes vinhos, comida deliciosa e tudo isso em ótimas companhias!! 

O CNIEL (Centre National Interprofessionnel de l’Économie Laitière ou, em português, Centro Nacional da Economia Leiteira) e a União Europeia, apresentaram receitas exclusivas para incentivar o consumo de queijos da Europa durante os Jogos Olímpicos.

O objetivo da campanha é educar e estimular consumidores e amantes de queijo a descobrir a variedade dos queijos da Europa e, assim, aumentar seu consumo por aqui. A campanha ganha uma nova fase e apresenta receitas especiais para preparar e compartilhar com os familiares e amigos durante os Jogos Olímpicos.

Queijos nas mais variadas formas, texturas, maturações, aromas e sabores. No café da manhã, almoço, lanche, como aperitivo ou no jantar. Harmonizado com vinho, cerveja, Conhaque, Whisky, Champagne e até chá.

Os queijos são saborosos, versáteis e combinam facilmente com outros ingredientes e bebidas. Ou seja, são perfeitos para qualquer ocasião. E é por isso, que desde 2013, o CNIEL e a União Europeia realizam a campanha “Abra Seu Paladar”, para intensificar e impulsionar o consumo de queijos nos hábitos alimentares dos brasileiros.

Para elaborar as receitas, o chef convocado foi David Jobert, do Le Bistrot Du Cuisinier, localizado no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro.

Saboreamos, como entrada, 3 sugestões incríveis:

  • O cromesqui de Camembert com geleia de jabuticaba, uma receita rápida e que pode ser servida como petisco ou como entrada, sob uma caminha de salada verde. Para harmonizar, a sugestão de Jobert é uma taça de Champagne.

CROMESQUI DE CAMEMBERT COM GELEIA DE JABUTICABA

 Serve 4 pessoas INGREDIENTES: • 2 unidades de queijo Camembert • 4 ovos inteiros • 60 gr de farinha de trigo • 150 gr de farinha de rosca fresca • 400 ml de óleo de soja • Sal e pimenta-do-reino a gosto • Geleia de Jabuticaba a gosto Essa é uma receita rápida, muito saborosa e versátil. Você pode servir como na foto, acompanhada por geléia de jabuticaba. Ou em uma caminha de salada verde. Ela acompanha maravilhosamente uma taça de Champagne! MODO DE PREPARO: 1. Em uma panela larga, coloque o óleo e leve ao fogo para esquentar. 2. Corte o queijo Camembert em 10 ou 12 triângulos. 3. Em um prato raso, coloque a farinha de trigo. Em outro prato raso, coloque a farinha de rosca. Para obter melhores resultados, separe quantidades generosas das farinhas de trigo e de rosca. 4. Em um prato fundo, quebre os ovos e bata bem com um garfo. 5. Pegue um triângulo de Camembert e passe na farinha de trigo. Ele deve ficar todo coberto de farinha, retire o excesso sacudindo delicadamente. 6. Retire o triângulo de queijo do prato com farinha e mergulhe no prato com o ovo batido. Passe os dois lados no ovo, para que fique bem envolvido. Escorra o excesso. 7. Depois que todo o excesso de ovo escorrer passe o triângulo para o prato de farinha de rosca e cubra todo o queijo com ela. Aperte bem para a camada de farinha de rosca ficar grossa e dê tapinhas de leve para retirar o excesso. 8. Nesta etapa, o óleo já deve ter esquentado (diminua a chama do fogo para média). Frite os triângulos rapidamente ou até que fiquem dourados e crocantes. 9. Retire os triângulos de queijo da panela e escorra sobre um papel-toalha. Sirva quente, acompanhados por geléia de jabuticaba.
  • O tomate assado com Brillat-Savarin e chips de Copa traz esse queijo de textura inconfundível e que combina muito bem com a leve acidez do tomate, além de seu suave sabor contrastar com o crocante do chips.

TOMATE ASSADO COM BRILLAT-SAVARIN E CHIPS DE COPA

 Serve 4 pessoas INGREDIENTES: • 4 tomates orgânicos e de tamanho médio • 180 gr de Brillat-Savarin • 15 ml de azeite de oliva extra virgem • 50 gr de Copa fatiada bem fininha • 300 ml de óleo de soja • Sal e pimenta-do-reino a gosto O queijo de creme triplo, de textura inconfundível combina muito bem com a leve acidez do tomate. Além disso, a suavidade no sabor do queijo contrasta de forma agradável com o crocante do chips. É uma deliciosa combinação de sabores para ser apreciada! MODO DE PREPARO: 1. Pré-aqueça o forno a 180°C. 2. Em uma panela larga, coloque o óleo e leve ao fogo para esquentar. 3. Lave os tomates e corte-os ao meio e tempere-os com sal, pimenta-do-reino e azeite de oliva a gosto. Leve os tomates para assar por seis minutos. Retire do forno e deixe esfriar. 4. Nesta etapa, o óleo já deve ter esquentado (diminua a chama do fogo para média). Frite as fatias de copa. Retire da panela e escorra em um papel-toalha. Reserve. 5. Cubra os tomates com uma colher (de sopa) de Brillat-Savarin e finalize com os chips de copa, um fio de azeite e decore com cebolinha francesa.
  • As bolinhas de Roquefort com farinha de caju e goiabada, trazendo uma mistura agridoce que agrada ao paladar brasileiro. De acordo com o chef, o queijo picante harmoniza perfeitamente com o doce da goiabada e ainda dá uma dica para servir as bolinhas com um fio de azeite trufado, pois esse realçará ainda mais a mistura dos sabores.

BOLINHAS DE ROQUEFORT COM FARINHA DE CAJU E GOIABADA

Serve 4 pessoas INGREDIENTES: • 260 gr de Roquefort • 150 gr de castanha-de-caju torrada e picada • Goiabada cremosa a vontade Em se tratando de queijos, a mistura agridoce agrada e muito ao paladar brasileiro. A picância do queijo azul harmoniza perfeitamente com o doce da goiabada. Se puder servir com um fio de azeite trufado, realçará ainda mais a mistura dos sabores. MODO DE PREPARO: 1. Cortar o Roquefort em cubos e fazer pequenas bolinhas com as mãos. Reserve na geladeira até a hora de montar para servir. 2. Em uma tigelinha, coloque a castanha-de-caju torrada e picada e deixe ao lado do prato com as bolinhas de queijo. 3. Passe as bolinhas de queijo pela tigelinha com castanha-de-caju, envolvendo cada uma muito bem. Em seguida, coloque as bolinhas em um prato decorado com goiabada cremosa. Sirva em seguida.

SOPEXA – Grupo de referência do Marketing Internacional Alimentar, do Vinho e da Art de Vivre Na França e nos mercados internacionais, a SOPEXA propõe soluções eficazes de marketing e inovações para desenvolver a imagem, aumentar a notoriedade e dinamizar as vendas dos produtos de seus clientes. Especializado no setor de alimentação, o grupo conta com consultores multiculturais, que são conhecedores refinados dos mercados locais e estão sempre atualizados com as últimas tendências para garantir a sutil adequação de cada marca e cada produto com os hábitos de consumo locais nos 43 países, onde se encontram as 30 agências SOPEXA. O grupo é especialista em “Food, Wine and Lifestyle connections”. A profunda análise de evolução dos mercados em cada pais, como no Brasil, permitiu criar prestações de serviços relevantes para, deste modo, divulgar produtos franceses de qualidade. “Descobrir e partilhar sabores e estilo de vida – Art de Vivre – na Europa e no resto do mundo, com o intuito de gerar oportunidades de crescimento a nossos clientes – empresas, instituições e organizações”. Esta é a missão da SOPEXA

Guest Post

Print Friendly, PDF & Email
Pop-up store Queijos da Europa
Translate »