chipa paraguaia


Oi minha gente queridíssima!! Estou sumidinha de novo né pessoal, me perdoem, minhas leitoras, leitores, amigas, amigos, visitantes, enfim, todos vocês, que me dão a honra de passar por aqui, doando um pouquinho do seu tempo para este meu cantinho.

Pois bem pessoal,  minha vida deu uma reviravolta nas últimas semanas, estou dando adeus a Alemanha, por pelo menos 3 anos. É isso mesmo minha gente, volto para o Brasil em janeiro. Meu marido recebeu uma proposta da empresa onde ele trabalha, para voltar a trabalhar no Rio de Janeiro e aceitou….obaaaaaa!! Chega de frio, chega de ficar longe das pessoas que tanto amo e morro de saudades!! Agora é começar a me organizar para a volta, ainda fico no Rio por algumas semanas e depois volto para a Alemanha para começar a cuidar da mudança!! Acho que esta será a melhor viagem de volta que farei desde que me mudei para lá…hehehe. Ainda vamos comemorar muito esta notícia maravilhosa, na medida do possível, vou preparar algumas postagens especiais, para celebrar este momento tão feliz da minha vida!!

Hoje decidi trazer para vocês uma receita que vi no programa da Rita Lobo, um biscoito paraguaio que se chama chipa, lembra um pouco o nosso pão de queijo, acho mesmo que são parentes próximos….rsrs.

Eu fiz e adorei, esta chipa paraguaia fica bem gostosa, uma ótima pedida para o café da manhã ou para um saboroso lanchinho da tarde, hummmm…..bom demais minha gente!! Acho que eu poderia ter deixado mais um tempinho no forno, para dourar um pouco mais, mas garanto que mesmo assim os danadinhos ficaram deliciosos e voaram em segundos… 🙂 🙂

A receita original vocês encontram aqui. Espero que gostem!!!

Chipa
Ingredientes
500g de polvilho doce
3 xícaras de queijo meia-cura ralado fino
1 colher de chá de sal
100 g de manteiga em temperatura ambiente
2 ovos
1 xícara de leite

Preparação
Em um recipiente grande, misture, com as mãos, o polvilho doce, o queijo meia-cura e o sal. Junte a manteiga, os ovos levemente batidos e amasse até formar uma farofa grossa. Adicione metade do leite e amasse novamente. Aos poucos, adicione o restante e trabalhe a massa até que desgrude dos dedos.

Atenção: Talvez você não precise colocar todo o leite. Caso passe do ponto, e fique muito mole, junte mais um pouco de polvilho. Como alguns queijos são mais salgados que outros, prove e ajuste o sal, caso necessário. Separe um pedaço de massa do tamanho de uma bola de pingue-pongue, faça uma bolinha com as mãos e em seguida enrole sobre uma bancada limpa, até formar um rolinho, com cerca de 1,5cm de espessura. Dobre em formato de ferradura. Repita o processo com toda a massa e transfira para uma assadeira forrada com papel manteiga. Leve para assar em forno preaquecido a 200ºC, por cerca de 15 minutos ou até dourar.
======
Dicas para congelar: Leve ao freezer por seis horas a assadeira com os biscoitos coberta com plástico filme. Depois, transfira os biscoitos para sacos plásticos. Para assar os biscoitos congelados, leve ao forno preaquecido a 220ºC, por cerca 25 minutos ou até dourar
 
Chipa

Print Friendly, PDF & Email
Dadinhos de Tapioca Assados
Pepinos Agridoces de um livro de viagem muito saboroso!!

Artigos relacionados

Translate »