chutney de figo

Olá pessoal!! Como estão?! Espero que esteja tudo maravilhoso com todos!! A minha sugestão de hoje é um chutney de figo seco que fica fantástico!! Encontrei essa receita super interessante e fácil, no livro digital “Tart It Up!: Sweet and Savory Tarts and Pies”, do Eric Lanlard, um livro muito bom. Este chutney fica com uma textura excelente, com aquele sabor agridoce que eu tanto adorofica realmente diferente e delicioso!!

E agora com a chegada das festas de fim de ano, estando os figos secos presentes nestas festividades, esta é uma ótima opção para usar os figos em algo diferente, para acompanhar as gostosuras servidas em sua ceia. Mas é claro que esta receita poderá ser feita em qualquer ocasião, que será sempre muito especial e super bem-vinda!!

Então minha gente querida, vamos à nossa dica de hoje?!! Espero que gostem e experimentem fazer, porque vale a pena!!

chutney de figo

Ingredientes
300g de figos secos picados
1 cebola roxa picada
2 colheres de sopa de azeite
150g de açúcar mascavo
200ml de vinagre de vinho branco
1/2 colher de chá de gengibre em pó
1/2 colher de chá de noz moscada
Sal e pimenta a gosto

Preparação
Leve os figos ao fogo, com água, e deixe ferver por aproximadamente 15 minutos, até ficarem bem macios. Escorra e reserve. Em uma panela refogue a cebola no azeite até amolecer, acrescente o açúcar e deixe caramelizar levemente, depois acrescente os figos, o vinagre e os temperos. Deixe em fogo baixo por aproximadamente 1 hora, observando e mexendo de vez em quando, cuidando para que não queime. Depois de pronto, deixe esfriar e coloque em vidro devidamente esterilizado. Conserve em geladeira. Dura um mês.

chutney de figo

Print Friendly, PDF & Email
Couscous com Legumes, Ameixa e Amendoim
Tacinha de Abacaxi com Gengibre e Chantilly de Canela

Artigos relacionados

Translate »