Cinnamon Rolls (Enrolados de Canela) Bundt Cake

Olá minha gente querida!! A minha sugestão de hoje trata-se de outro “bundt cake”, ou melhor, um “bundt pão cake”…rsrs…sim, porque na verdade este bolo é feito com aqueles pãezinhos enrolados de canela, os famosos “cinnamon rolls” em uma bundt pan (forma). E é com imenso prazer que participo, com esta receita, da 3ª edição do Bundtmania, projeto lançado pelas meninas tão queridas, Lia e Mena. Trata-se de um desafio mensal e consiste em fazer um bundt cake, baseado em um tema e como nesta edição o tema é livre, resolvi trazer esta receita de cinnamon rolls (enrolados de canela) bundt cake, que encontrei nesse site e que achei super interessante, além de muito linda também. Gente, fica uma verdadeira delícia, a vontade é de comer inteirinho, mas eu me controlei, é claro, e comi só a metade…hehe. Minha participação na 1ª edição foi com um bolo delicioso e aromático de limão siciliano com gengibre e pimenta, que vocês encontram aqui. Então vamos lá, para a receita desta maravilha !!

UM FIM DE SEMANA DOCE E FABULOSO PARA TODOS!!

Cinnamon Rolls (Enrolados de Canela) Bundt Cake

Ingredientes para a massa

2 1/2 colheres de chá de fermento biológico seco

1/4 xícara de açúcar + 1 colher de chá para dissolver o fermento

1/4 de xícara de água quente

6 colheres de manteiga em temperatura ambiente

4 gemas

3/4 xícara de buttermilk

1 colher de chá de sal

3 1/2 a 4 xícaras de farinha de trigo

Farinha para polvilhar a superfície de trabalho


Cinnamon Rolls (Enrolados de Canela) Bundt Cake
Ingredientes para o recheio
3 colheres de sopa de manteiga derretida + 1 para untar a forma
2/3 xícara de açúcar mascavo + um pouco para untar a forma
1 colher de sopa de canela em pó
1 pitada de sal
 



Preparando a massa: em uma tigela pequena, dissolva o fermento e 1(uma) colher de chá de açúcar na água morna. Deixe repousar por 5 minutos, ou até espumar. Enquanto isso, em uma batedeira, utilizando o acessório para massa de pão, bata a manteiga e 1/ 4 de xícara de açúcar, até ficar homogêneo. Junte as gemas, o buttermilk e o sal até misturar bem. Junte a mistura de fermento e vá adicionando a farinha de trigo até atingir o ponto de uma massa mole, mas firme, de forma que possa pegar com as mãos. Transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada e sove até ficar lisa e macia, acrescentando mais farinha, caso necessário. Transfira a massa para uma tigela levemente untada com óleo, cubra com filme plástico e deixe descansar até dobrar de volume, cerca de 1 hora.

Cinnamon Rolls (Enrolados de Canela) Bundt Cake
Preparando o recheio e finalizando
Decorrido o tempo de descanso, transfira a massa para uma superfície enfarinhada e com o rolo faça um retângulo de 30×45cm (aprox.). Pincele a massa com 3 colheres de sopa de manteiga derretida. Em uma tigela pequena, misture os 2/3 de xícara de açúcar mascavo, a canela, o sal e polvilhe sobre a massa. A partir de uma das extremidades laterais, enrole em um cilindro e corte em 8-10 pedaços iguais (vai depender do tamanho da forma). Unte uma forma de buraco no meio, com a manteiga derretida e polvilhe com açúcar mascavo. Coloque os pedaços de massa, lado a lado, com a emenda para baixo, em torno da forma, ajeitando-os, de modo que não sobre espaço entre eles. Cubra com filme plástico e deixe crescer por cerca de 45 minutos. Decorrido esse tempo, leve ao forno preaquecido a 180ºC, por 30-35 minutos ou até que os rolinhos estejam dourados.

Retire do forno e deixe esfriar na forma por 10 minutos, desenforme e inverta sobre o prato do bolo. Sirva quente ou em temperatura ambiente.

Cinnamon Rolls (Enrolados de Canela) Bundt Cake

Print Friendly, PDF & Email
Bolo Salgado com Gorgonzola, Peras e Nozes
Bolo de Tâmaras e Gengibre com Calda de Caramelo

Artigos relacionados

Translate »