geleia de damasco
Olá minha gente querida!! Encerrando mais uma semana, verão partindo e outono chegando por aqui, inverno partindo e primavera chegando por aí… e é isso…natureza que segue seu curso e a vida da gente também seguindo depressa, por essa razão “vamos dando risada que a vida nos chama não dá pra chorar” (letra da música de Ana Carolina – Tá rindo, é ?). Adoro Ana Carolina gente, tenho todos os CDs e já fui a diversos shows, acho ela demais !! 
Bom, mas falando da receita de hoje, pra mim, uma das melhores formas de aproveitar frutas que estão ficando muito maduras, é fazer geleia (amo fazer geleia), pois bem, tinha eu, na minha geladeira seis damascos já bem maduros, que foram direto para uma panelinha, com limão e açúcar, e o resultado foi uma geleia deliciosa, com uma ótima consistência, uma cor linda e meio azedinha, do jeito que gosto!! 
O damasco fresco é pouco consumido no Brasil, mas se tiverem a oportunidade de encontrar a um preço bom, experimentem fazer a geleia com os frescos, pois estes contêm menos calorias que os secos. Mas se por acaso não for possível, podem fazer com os secos, levando em consideração a pequena diferença de peso entre os dois. Considerem também o fato dos damascos secos não soltarem suco como a fruta fresca, neste caso, ao levar ao fogo, vá adicionando água aos poucos, para que possa atingir a mesma consistência, evitando que queime ou que fique seca demais.
Diferenças entre o damasco fresco e o damasco seco (fonte-revista Corpo a Corpo)
100g de damasco fresco = aprox. 57 calorias – 1 unidade pesa em média 33 g);
100g de damasco seco   =  aprox. 238 calorias – 1 unidade pesa em média 25 g).

geleia de damasco

Ingredientes que usei nesta receita:
6 damascos frescos, descascados e picados
1/2 xícara de açúcar
suco de 1 limão siciliano
Esta quantidade de damascos rendeu dois vidrinhos, um pequeno e um bem pequeno (foto), se quiserem uma quantidade maior de geleia, dobrem as quantidades indicadas.
geleia de damasco

Preparação
Leve ao fogo baixo, os damascos, o açúcar e o suco de limão e deixe cozinhando até atingir o ponto de geleia. Depois de pronta, coloque em vidros devidamente esterilizados e deixe esfriando de cabeça pra baixo. Quando esfriar, conserve em geladeira.
Uma forma de verificar o ponto: retire da panela uma colher de sopa de geleia, coloque em um pratinho e divida ao meio, separando-a em duas partes, se não se espalhar ou unir-se novamente, está no ponto.
geleia de damasco

UM FIM DE SEMANA MARAVILHOSO PARA TODOS !!!

Print Friendly, PDF & Email
Bolo Invertido de Nectarina
Fettuccine ao Pesto de Pimentão e Azeitonas e dicas de cozimento de massas

Artigos relacionados

Translate »