Hummingbird Bundt Cake

Então pessoal, vamos saborear mais um gostoso bolo hoje?!! Pois é, eu e os bolos, uma verdadeira história de amor. Quando vi o tema desta 8ª edição da Bundtmania, essa doce e deliciosa loucura, criada pelas queridas amigas Mena e Lia, fiquei super curiosa, afinal nunca tinha ouvido falar em “Hummingbird Cake“, logo eu, uma alucinada por bolos…rsrs, e quando descobri que levava banana então, fiquei com mais vontade ainda de fazer o danado do bolo.

Enfim, minha gente querida, juntando a minha curiosidade e a vontade doida de provar, o meu interesse pelo bolo só aumentou, aí comecei a procurar ansiosamente por receitas e com a ajuda do nosso querido amigo google, encontrei neste link aqui, não só a receita, mas também um pouco da história de como surgiu esse bolo delicioso!!


Transcrevo abaixo um pouco da história da origem da receita, traduzida do site: “Historiadores de alimentos geralmente citam a receita da Sra. L.H Wiggins publicada, em 1978, na revista Southern Living (p. 206), como a primeira referência impressa para o “Hummingbird Cake”. A Sra. Wiggins não ofereceu uma explicação para o nome. Onde é que este bolo teve origem e por que é chamado assim? Aparentemente permanece um mistério. Algumas evidências apontam para uma teoria de que esse bolo poderia ser de origem jamaicana e seria um dos símbolos nacionais do país. Alguns artigos e notas sugerem que a receita foi adaptada para o gosto americano.


Mas independente das histórias ou lendas que envolvem a origem do bolo, posso garantir que ele é bommmmmm demaaaaaais, inclusive neste exato momento, enquanto escrevo este post, estou me controlando para não partir para a 5ª fatia….hahaha!!

Hummingbird Bundt Cake

Hummingbird Bundt Cake

Ingredientes para o bolo

3 xícaras de farinha de trigo

2 xícaras de açúcar

1 colher de chá de sal

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

1 colher de chá de canela em pó

3 ovos batidos

1 1/2 xícara de óleo

1 1/2 colheres de chá de extrato de baunilha

1 lata de abacaxi em calda (reserve a calda)*

2 xícaras de bananas picadas

2 xícaras de nozes ou pecans picadas


*Nota: Não usei o abacaxi em lata, como tinha abacaxi em casa, cortei em fatias, retirei o miolo, levei ao fogo médio, com 1 xícara de açúcar e cerca de 2/3 de xícara de água, até ficar mais molinho. Piquei bem picadinho e acrescentei, juntamente com a calda, à massa do bolo.

Hummingbird Bundt Cake
Preparando o bolo
Misture os ingredientes secos em uma tigela grande. Adicione os ovos e o óleo, misturando, sem bater, até que os ingredientes secos estejam umedecidos. Junte o extrato de baunilha, o abacaxi picadinho, com a calda, 1 xícara das nozes picadas e as bananas. Misture tudo muito bem e despeje em forma untada e enfarinhada. Asse em forno preaquecido a 180ºC, por cerca de 35-40 minutos ou até que perfurando o centro da massa com um palito, o mesmo saia limpo. Espere esfriar, cubra com a cobertura de cream cheese e polvilhe com a outra xícara de nozes picadas.

A cobertura de cream cheese
1 pacote de cream cheese (temp. ambiente)
1/2 xícara de manteiga (temp. ambiente)
1 xícara de açúcar de confeiteiro
2 colheres de chá de extrato de baunilha
Bata o cream cheese com a manteiga até ficar homogêneo. Adicione o açúcar, batendo até formar um creme. Adicione a baunilha.

Nota: as quantidades da receita da cobertura, neste post, estão reduzidas à metade, pois na receita original foi usada para rechear o bolo também. Como não usei para rechear. optei por reduzir.

Hummingbird Bundt Cake

Print Friendly, PDF & Email
Bolo Encharcado de Laranja, Amêndoa e Canela
Bolo de Fubá Diet

Artigos relacionados

Translate »