leite-de-amendoas-012-nef

Os dias passam corridos e o tempo não para pra ninguém. Na verdade o tempo só fica mais e mais acelerado e a gente é que tem que transformar o nosso tempo em um tempo bem aproveitado, procurando realizar o máximo para o nosso benefício. Tarefa difícil, eu sei, pois tem dias em que a sensação é de estarmos  participando de uma maratona e o relógio parece correr mais que a gente e corremos mais e mais, tentando alcança-lo e no final do dia é a exaustão nos alcança…ufa!!!

Nessa corrida em que muitas vezes o tempo nos vence, sinto falta de poder ir mais para a cozinha, pois para mim além de ser um prazer, é relaxante e revigorante!!

Tenho procurado, dentro do meu tempo possível, preparar coisas gostosas, mas devo confessar que ultimamente tá difícil….o danado do tempo tem me vencido na maioria das vezes….hehehe. Mas de vez em quando eu dou perdido nele e vou fazendo o que dá….rsrs

Estou em processo de transição para me tornar vegetariana já há algum tempo, um caminho que sempre foi minha meta!! É um processo…e não é fácil, pois somos condicionados a comer carnes, ovos e laticinios desde sempre. Mas eu vou em frente e estou muito feliz com a minha decisão, pois não quero ter mais nenhum animalzinho morto no meu prato. Quero sentir o prazer de saborear uma comida saborosa, que não envolva crueldade ou sofrimento de seres que tem o direito de viver tanto quanto nós!!

Por essa razão tenho testado receitas veganas, entre elas, os leites vegetais, e estou adorando. Das receitas que trago hoje para vocês, já fiz o de amêndoas, o de aveia, o de amendoim e o de inhame e amei o resultado de todos, apesar de que, o meu preferido ainda é o de amêndoas, mas é claro que pretendo testar todas!!!

Espero que gostem!!


 

Leite de amêndoa

1 xícara de amêndoas

3 xícaras de água filtrada

Deixe  as amêndoas  de molho na água, por no mínimo 12 horas. Escorra a água do molho e descarte. Bata muito bem as amêndoas no liquidificador com a água filtrada e coe, usando uma peneira de trama bem fina ou pedaço de voal reservado somente para esta finalidade.

Leite de soja

1 xícara de soja em grãos

5 xícaras de água filtrada

Ponha a soja em uma panela com água suficiente para cobrir os grãos. Ferva por 5 minutos (isso vai minimizar o sabor residual). Escorra e lave os grãos em água corrente, removendo a pele. Deixe de molho por uma noite em água suficiente para cobrir os grãos. Passado esse período, lave-os e bata-os no liquidificador. Após bem batidos, coe-os com um pano de algodão reservado especialmente para isso (uma fronha pequena funciona bem). Esprema bem para retirar todo o líquido. Em uma panela, cozinhe o leite por aproximadamente 25 minutos em fogo baixo, mexendo de vez em quando e tomando cuidado para que o leite não transborde da panela.

Para saborizar o leite, você pode adicionar  um pouco de baunilha, canela ou cravo. Conserve em geladeira por no máximo 3 dias.

Leite de aveia

Coloque uma xícara de aveia em pó e duas xícaras de água, e bata no liquidificador. Coe e use como preferir. Este leite também serve para substituir creme de leite em receitas que vão ao forno, basta acrescentar uma quantidade maior de aveia para que o leite fique mais cremoso.

Leite de amendoim

Leve 4 copos de água para ferver (se desejar um leite bem encorpado, adicione uma colher de aveia e deixe ferver por 3 minutos). Bata bem no liquidificador, junto com 1 xícara cheia de amendoins torrados e sem sal. Coe.

Leite de gergelim

Coloque 1/2 xícara de gergelins crus de molho em um copo de água de 40 mins a 1 hora. Descarte a água do molho, adicione 2 copos de água e bata bem no liquidificador. Coe.

Leite de coco

Retire a água de um coco seco, e quebre-o. Leve ao forno por alguns minutos, isso irá fazer com que a polpa se desgrude da casca mais facilmente. Retire a polpa e bata no liquidificador com 900 ml de água. Coe com um pano de algodão. Use a polpa que sobrar no pano para fazer receitas que levem coco ralado.

Leite de inhame

2 inhames, sem casca, picados

5 xícaras de água filtrada

Bata no liquidificador com 3 xícaras de água. Bata bem e adicione a água restante. Bata até obter um leite espesso. Coe e está pronto para uso.

Leite de castanha

Deixe  as castanhas de molho na água, por várias horas ou de um dia para o outro. A proporção é 1 xícara de castanhas para 3 copos de água filtrada. Bata no liquidificador e coe.

Leite de quinoa

Em uma panela, adicione 4 colheres de grãos de quinoa e um litro de água. Espere até que a água ferva e então, descarte-a mantendo apenas os grãos (isso é necessário para retirar uma resina de sabor amargo presente na quinoa); em seguida adicione mais 1 litro de água filtrada e deixe cozinhar por aproximadamente 25 minutos. Bata-os no liquidificador; coá-los é opcional. Conserve em geladeira.

Nota: Conserve todos em geladeira, lembrando que devem ser consumidos mais rápido, tipo 2 a 3 dias, no máximo, pois não contém nenhum tipo de conservante como os leites industrializados.

Fontes:

  • Site Veggi & Tal
  • Livro 50 doces veganos de Katia Cardoso

Print Friendly, PDF & Email
Leite Condensado de Aveia
Salada de Rabanete com Abobrinha Grelhada e Cebola Caramelizada
Translate »