Gente, eu adoooooro pastel !! Na Alemanha não se encontra pastéis como no Brasil, por isso sempre que venho ao Brasil, confesso que abuso dessas delícias. Na maioria das vezes são os fritos que gosto de saborear, acompanhados daquele chopinho gelado…hummm…bom demais!!

De vez em quando também faço pastéis em casa (principalmente aqui na Alemanha…rsrs) e quando faço, acabo evitando as frituras (não gosto muito de fazer frituras em casa). O preparo no forno também fica delicioso e sendo assado, é mais saudável.

A massa desta receita de pastel de forno que trago hoje para vocês, encontrei em um recorte de jornal bem antigo que estava dentro de um dos meus cadernos de receitas. Sabem aqueles cadernos velhinhos que a gente guarda e que já estão bem acabadinhos, mas que tem receitas ótimas?! Pois bem, encontrei esta receita, meio esquecidinha, dentro do caderno e resolvi testar. Gostei muito, achei bem fácil e ficou com uma textura muito boa.
E o melhor de tudo é que tendo a massa, o resto fica por conta da nossa imaginação e criatividade e vocês podem fazer o recheio que desejarem!!
Então, minha gente querida, vamos à receita?!!



Ingredientes para a massa

2 colheres de sopa de óleo

2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente

1 ovo + 1 gema

4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

1/2 xícara de leite morno

1 pitada de sal

250g de farinha de trigo (aprox.)

1 gema + 1 colher de chá de óleo para pincelar


Preparando a massa

Em uma pequena vasilha bata ligeiramente o ovo e a gema. Em uma vasilha maior, misture o óleo e uma colher de sopa da manteiga, acrescente o ovo batido, o sal já dissolvido no leite morno e misture tudo. Acrescente a farinha aos poucos, misturando até obter uma massa fofa e lisa e que não grude nas mãos. Trabalhe um pouquinho a massa em superfície enfarinhada, faça uma bola e deixe descansar por uma hora.
Decorrido o tempo de descanso, abra a massa com um rolo, sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo. Espalhe sobre toda a massa aberta a outra colher de sopa de manteiga e polvilhe sobre ela o queijo parmesão ralado. Feito isso, dobre a massa ao meio e com cuidado abra novamente a massa com o rolo. Com um copo ou um cortador redondo, molde os pastéis, coloque o recheio desejado, dobre e feche com a ajuda de um garfo. Pincele com com a gema misturada com o óleo. Leve ao forno a 180ºC até que fiquem dourados. Rendeu cerca de 20 pastéis.

Fonte da receita da massa: um recorte de jornal muito antigo que tinha guardado…rsrs.

Print Friendly, PDF & Email
Homus de Abacate
Strudel de Tomate Seco e Muçarela com Pesto

Artigos relacionados

Translate »