Mini Quiche de Cebola Caramelizada com Queijo Feta

Olá minha gente!! A minha sugestão de hoje foi tirada de um livro do meu marido, um livro de receitas de “Fingerfood“, o que em português chamamos de petiscos ou aperitivos. O livro se chama “Das Grosse Buch der Snacks“, já perceberam que é em alemão…rsrsrs…aff…que dificuldade para entender a receita, mas quando vi a foto desta mini quiche de cebola caramelizada com queijo feta , não resisti, fiquei louca pra experimentar, então pedi para o maridão me ajudar na tradução e lá fui eu para a cozinha preparar estas mini maravilhas.

Gente, só posso dizer que é simplesmente impossível comer uma só, não dá, são divinas, a massa fica levemente picante e o contraste com o doce da cebola….hummmm…. bom demais!! Esta receita será repetida muitas vezes aqui em casa. Eu adorei e espero que vocês também!!

DESEJO A TODOS UM DIA ESPETACULAR!! 

Mini Quiche de Cebola Caramelizada com Queijo Feta

Ingredientes

Massa

125g de farinha de trigo
1 pitada de sal
75g de manteiga, cortada em cubos
2 colheres de chá de água
1 colher de sopa de pimenta verde em conserva,
sem o líquido
1 gema de ovo
1 colher de chá de mostarda Dijon
Bandeja para muffins ou forminhas de empada (achei melhor) – cerca de 16 unidades


Recheio
2 colheres de sopa de azeite de oliva
3 cebolas grandes cortadas em rodelas
1 dente de alho cortado em fatias
2 colheres de chá de açúcar
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
3 colheres de sopa de uva passa


Para Finalizar
75g de queijo feta
1 colher de sopa de pasta de azeitona (opcional)
 Um boa sugestão é usar o pesto de azeitonas que postei aqui

Mini Quiche de Cebola Caramelizada com Queijo Feta

Preparando a massa
Peneire a farinha e o sal em uma tigela. Adicione a manteiga e misture com a ponta dos dedos até formar uma farofa. Amasse a pimenta com as costas de uma faca e corte em pedaços pequenos (como eu não tinha a pimenta em conserva, usei grãos de pimenta verde moídos). Adicione a pimenta, a gema do ovo, a mostarda e a água à farinha. Misturar todos os ingredientes com uma colher de pau até formar uma massa. Coloque um pouco de farinha sobre uma superfície lisa e trabalhe um pouco a massa. Envolva a massa em plástico filme e deixe por 20 minutos na geladeira. Abra a massa com o rolo, corte-a em círculos de aprox. 6 cm de diâmetro e molde nas forminhas. Fure cada uma com um garfo e leve ao forno preaquecido a 200ºC, por cerca de 8-10 minutos, até dourar. Espere esfriar, desenforme e reserve.

Mini Quiche de Cebola Caramelizada com Queijo Feta


Preparando o recheio

Aqueça o azeite em uma frigideira. Adicione a cebola e o alho. Coloque a tampa e cozinhe por 30 minutos em fogo baixo até que as cebolas adquiram um tom marrom claro. Aumente o fogo e adicione o açúcar e o vinagre. Deixe cozinhar, mexendo até que o líquido quase seque e as cebolas estejam brilhando. Adicione as passas e refogue só mais um pouquinho.


Montando a mini quiche

Preencha cada mini quiche com um pouquinho da pasta de azeitona (opcional), em seguida acrescente a cebola caramelizada e por último polvilhe um pouco de queijo feta.

Print Friendly, PDF & Email
Casquinha de Chuchu com Leite de Coco
Talharim ao Pesto de Azeitonas Pretas com Queijo Feta

Artigos relacionados

Translate »