Pão de Ameixa com Nozes

Olá minha gente querida!! Hoje é dia de fazer pão!! Este é o primeiro ano que estou participando do World Bread Day – Dia Mundial do Pão. Estou muito feliz em participar, gosto muito da ideia de homenagear e ser grata pelo pão de todo dia, pois nem todos tem a sorte de ter alimento diariamente em suas mesas. Portanto, nesta data, centenas de bloggers, do mundo todo, põem a mão na massa e participam deste evento, que vem sendo realizado desde 2006, por iniciativa do blog Kochtopf.


Depois de muita dúvida sobre qual pão faria para participar, acabei escolhendo esta receita de pão de ameixa com nozes que encontrei no livro “Sabores da Cozinha Contemporânea”(versão digital). Este pão fica com um sabor bem diferente, pois leva um pouco de pimenta do reino na massa (estou na fase de colocar pimenta em tudo, bolos, pães…hehe) e como eu adoro um sabor meio picante, achei super interessante e muito gostoso!! Caso não sejam muito fãs do sabor apimentado como eu, podem diminuir a quantidade. Espero que gostem da sugestão!! Um lindo dia para todos!!


Pão de Ameixa com Nozes

Ingredientes
1 xícara de ameixa preta seca
1 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo
2/3 de xícara de farinha de trigo integral
3-4 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de pimenta do reino
2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
2/3 de xícara de chá de leite
1/2 xícara de chá de nozes picadas
Leite para pincelar

Preparação
Afervente as ameixas em fogo baixo até que estejam macias, ou deixe-as de molho de um dia para o outro. Coe (reserve 4 colheres de sopa do líquido), elimine o caroço e pique-as (ao invés de usá-las picadas, fiz um purê no mixer/varinha mágica). Misture o fermento com o líquido reservado e deixe dissolver por 15 minutos. Em uma tigela grande misture as farinhas, o bicarbonato, o sal e a pimenta. Abra uma cova no centro e adicione a ameixa, a manteiga e o leite. Despeje por cima o fermento dissolvido. Com uma colher de pau, vá mexendo a partir do centro, misturando mais farinha a cada mexida, até obter uma massa grossa. Transfira-a para uma superfície enfarinhada e sove-a até deixá-la lisa e elástica. Coloque em um recipiente, cubra com filme plástico e deixe-a crescer em um local aquecido até que dobre de volume (1h e 30 min). Passado o tempo indicado, torne a sovar a massa acrescentando as nozes picadas. Molde um pão cilíndrico e arrume-o em uma forma para pão untada, cubra e deixe crescer novamente por 45 minutos. Com uma faca faça cortes na superfície do pão, pincele-o com leite e leve para assar em forno preaquecido à 220ºC por 15 minutos, abaixe a temperatura do forno para 190ºC e asse por cerca de 35 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.
Importante: No meu forno o pão assou mais rápido que o tempo especificado nesta receita, portanto prestem muita atenção!!

Pão de Ameixa com Nozes

Print Friendly, PDF & Email
Cinnamon Rolls (Enrolados de Canela) Bundt Cake
Pão Petrópolis Fofíssimo !!

Artigos relacionados

Translate »