Pão de Banana com Nozes - Banana Bread

Olá pessoal, a receita de hoje é um tipo de pão-bolo ou bolo-pão…hehe…muito comum nos EUA. Devo admitir que para mim está mais para bolo, mas na verdade não importa se é um ou outro, ou ambos…rsrs, o que conta é que o danado é super, mega, hiper gostoso!!


Lembro quando na minha juventude morando com minha tia (irmã do meu pai, que casou com um americano e foi morar na Califórnia há mais de 50 anos), pois bem, passei uns tempos por lá e ela sempre fazia esse pão e eu adorava. Eu adoro banana e um dia desses me bateu um desejo enorme de comer essa delícia, mas como infelizmente ela não tinha mais aquela receita de banana bread, fui procurar pelos meu livros de culinária. Encontrei esta receita incrível de pão de banana ou banana bread ou bolo, o que você preferirem…hehe e garanto que é muito boa!!


No livro também tem algumas dicas bem legais, uma delas é a de congelar as bananas que ficam muito maduras, maduras ao ponto de ficarem com a casca escura e ir usando a medida que precisar. Nunca havia pensado em congelar bananas bem maduras, até porque é muito raro que as bananas lá em casa cheguem a esse ponto, pois eu como tudo antes disso…hehe, mas enfim, acho que é uma boa forma de não jogarmos fora as bananas, pensando que mais nada se pode fazer com elas quando atingem esse ponto.


Gente, na minha opinião esta é a melhor receita de “banana bread” que já fiz. Fica perfeita, tanto em textura, quanto em sabor. Vale muito a pena experimentar. Então, vamos usar aquelas bananas bem maduras e fazer essa gostosura?!!

Fonte:
“Baking Illustrated – The Practical Kitchen Companion For The Home Baker” (ISBN-10: 0-936184-75-2)

Pão de Banana com Nozes - Banana Bread
Pão de Banana com Nozes - Banana BreadIngredientes
2 xícaras de farinha de trigo
1 e 1/4 xícara de nozes picadas
3/4 de xícara de açúcar
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
3 bananas muito maduras bem amassadas
1/4 de xícara de iogurte natural
2 ovos batidos ligeiramente
6 colheres de sopa de manteiga derretida
1 colher de chá de extrato de baunilha

Preparação
Em uma tigela grande misture a farinha, o açúcar, o bicarbonato, o sal e as nozes, reserve. Em outro recipiente misture as bananas amassadas com o iogurte, os ovos, a manteiga derretida em temperatura ambiente e o extrato de baunilha. Junte a mistura de banana delicadamente aos ingredientes secos. Despeje a massa em uma forma de bolo inglês, untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno preaquecido a 180ºC por cerca de 50 minutos, até dourar. Faça o teste do palito. Deixe esfriar na forma por alguns minutos antes de desenformar.

Pão de Banana com Nozes - Banana Bread

Print Friendly, PDF & Email
Bolo de Mirtilo com Cobertura Crocante
Muffins de Cenoura com Sementes de Chia

Artigos relacionados

Translate »