Pão Doce de Cardamomo e Passas
Oi minhas queridas e queridos, tudo bem com vocês?!! Espero que estejam todos óóótimos !!
Não sei se estou saindo da fase dos bolos e entrando na fase dos pães, mas a verdade é que tem me batido uma vontade de fazer pão e claro, de comer também…hehe. Adoro sentir aquele aroma gostoso de pão caseiro por toda a casa, é bom demais!! Pois bem, cismei que tinha que fazer um pão com sementes de cardamomo*, uma especiaria muito usada na culinária indiana e que eu adoro.
A primeira vez que experimentei foi num restaurante indiano, há muitos anos, me apaixonei pelo sabor intenso e levemente picante dessa semente. Então, como tinha cardamomo em casa, resolvi que usaria no meu pão, acabei encontrando uma receita muito boa em um livro digital que adquiri há algum tempo, o nome do livro é “Sabores da Cozinha Contemporânea” (ISBN: 978-85-06-06239-5-digital).
Na receita original tinha também açafrão, mas resolvi não usar, pois queria mesmo era sentir o gosto do cardamomo. Eu também aumentei a quantidade de cardamomo, mas como o sabor é bem intenso, se vocês preferem um pouco mais suave, eu sugiro colocarem menos, mas garanto que o sabor doce e picante fica muito bom e deixa o pão bem diferente e muito gostoso !!
*Para quem não conhece o cardamomo, encontrei na internet, aqui e aqui, algumas informações sobre esta semente maravilhosa.
Pão Doce de Cardamomo e Passas

Então vamos à  receita:

Ingredientes
3 xícaras de leite morno
2 colheres de sopa de manteiga
1kg de farinha de trigo
2 envelopes de fermento biológico seco
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de sementes de cardamomo, sem casca (ou 1 colher de chá, caso prefira um sabor menos intenso no pão)
3/4 de xícara de uvas passas
2 colheres de sopa de mel, mais o suficiente para pincelar o pão
2 ovos batidos ( um para a massa e outro para pincelar o pão)
Preparação
Numa tigela grande, junte a manteiga com a farinha e misture bem. Acrescente o fermento, o açúcar, as sementes de cardamomo e as uvas passas. Bata o leite morno com o mel e o ovo e despeje sobre a mistura de farinha. Misture bem e trabalhe com as mãos até obter uma massa firme. Vire-a sobre uma superfície levemente enfarinhada e sove por uns 5 minutos. Transfira a massa para a tigela, cubra-a com filme plástico e deixe crescer até dobrar de volume. Vire novamente a massa sobre a superfície enfarinhada, sove por uns 3 minutos e molde em rolos grossos do tamanho que desejar. Unte a forma com manteiga e polvilhe com farinha (nessa receita usei três formas, uma de 30cm e duas de 20cm). Arrume a massa nas formas, cubra novamente com filme plástico e deixe descansar. Quando a massa tiver crescido, pincele com o ovo misturado com um pouco de mel, leve para assar em forno preaquecido à 200ºC até que a superfície fique dourada e firme (no meu forno assou em aprox.20 minutos). Desenforme sobre uma grelha, deixe esfriar um pouco e sirva-se dessa delícia de pão!!
Pão Doce de Cardamomo e Passas

 

Print Friendly, PDF & Email
Baguete de Milho com Sementes de Chia
Croutons de Canela

Artigos relacionados

Translate »