conserva-de-pepinos-agridoces

 

Olá minhas queridas e queridos!! Acho que já comentei aqui que eu adoro ler, mas desde que comecei este blog, devo confessar que tenho lido muito mais livros sobre culinária do que de outros temas. E ultimamente tenho preferido ler livros que além de ótimos sabores, tenham também boas histórias pra contar e é exatamente assim, o livro Diário de Cozinheira, da Carla Pernambuco. Uma leitura muito agradável, de viagens interessantes, boas lembranças e receitas que são gostosas e sem grandes complicações, enfim, um livro bem do jeitinho que eu gosto!! Recomendo. É claro que várias receitas deste livro já foram para a minha gigantesca lista, mas quando comecei a ler esta que trago para vocês hoje, fiquei literalmente com a boca cheia d’água e não resisti, fui imediatamente para a cozinha. Pepinos agridoces com especiarias era algo que eu tinha que fazer logo…logo e não me arrependi pessoal, ficaram muuuuiiiito bons, ainda mais para quem aprecia uma gostosa conserva levemente doce, picante, saborosa e aromática. Esta receita também é ótima para presentear, como vocês podem ver na foto abaixo, aproveitei para presentear uma amiga muito querida com um dos vidros. Experimentem fazer, tenho certeza que vão adorar!!



Ingredientes
Etapa 1
6 pepinos japoneses (tamanho grande)
1 pimentão vermelho grande
5 cebolas pequenas
2 colheres de chá de sal
Cubos de gelo
Etapa 2
3 xícaras de  vinagre de maçã ou vinho branco
2 xícaras de açúcar
2 colheres de chá de turmeric (cúrcuma)
1/4 de colher de sopa de cravo moído
2 colheres de sopa de mostarda em grão (pode colocar mais se preferir)

Preparação
Etapa 1: lave os pepinos e corte-os em fatias bem finas. Corte o pimentão em tirinhas (lave-os e retire as sementes). Corte as cebolas em fatias bem finas. Misture tudo com o sal. Coloque essa mistura num bowl (tigela), mexa bem e tampe a mistura com pedras de gelo. Depois coloque algo pesado em cima do gelo, deixando na geladeira de um dia para o outro.
Etapa 2: no dia seguinte lave os pepinos várias vezes no escorredor e deixe escorrer. Numa panela, coloque os ingredientes da etapa 2 e deixe levantar fervura. Coloque os pepinos já escorridos e deixe ferver por 2 minutos. Tire do fogo e deixe esfriar na panela. Quando estiver frio, coloque em vidros devidamente esterilizados e conserve em geladeira. Quanto mais tempo na geladeira, mais ficarão curtidos e saborosos.

Print Friendly, PDF & Email
Chipa - Seria o parente paraguaio do pão de queijo?
Sopa de Cenoura com Gengibre e Croutons de Canela

Artigos relacionados

Translate »