peras assadas c gorgonzola e mel-009

E o calor deu uma trégua nos últimos dias!! Com o tempo um pouco mais fresquinho, resolvi tentar fazer um prato divino e delicioso de peras assadas com gorgonzola e mel, que costumo saborear no Ráscal, uma rede de restaurantes que tem em São Paulo e aqui no Rio.

Gente, eu adoro essas peras, ficam fabulosas, lindas e saborosas e o grau de dificuldade para elaborar é nenhum….rsrsrs

Esta receita eu encontrei já tem tempo, em um blog que pertencia ao próprio restaurante, blog este que, acho eu, infelizmente foi descontinuado, pois já não consigo acessar há algum tempo. Que bom que consegui a receita antes né pessoal?!!  Fiz, provei e aprovei. Façam também, e se deliciem!!

peras assadas c gorgonzola e mel-042

Ingredientes

1 kg de peras médias (maduras, mas ainda firmes)

1/2 litro de água

1 colher (sopa) de suco de limão

1/2 xícara (chá) de mel

1/4 de xícara (chá) de suco de laranja

1/4 de xícara (chá) de queijo gorgonzola amassado

1 colher (sopa) de cream cheese

salsinha crespa para decorar

Preparação

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Lave bem e corte as peras ao meio, deixando o cabinho em uma das metades. Com o auxílio de uma colher de chá, retire uma parte do miolo da pera, formando uma cavidade pequena no centro. Misture o suco de limão na água e nela deixe as peras até finalizar a operação, para que não escureçam. Em uma vasilha coloque o mel e incorpore o suco de laranja até homogeneizar. Em uma forma, coloque todas as peras com a pele para baixo e pincele com a mistura de mel e laranja. Ainda deve sobre dessa mistura de mel e laranja, que será utilizada na finalização. Leve a forma com as peras ao forno pré-aquecido e deixe assar por 30 minutos.  Desligue o forno e deixe as peras murcharem dentro dele por cerca de 15 minutos. Em uma tigela pequena, coloque o gorgonzola e o cream cheese. Misture até homogeneizar. Retire as peras do forno. Acenda o forno novamente, agora a 180ºC, para pré-aquecer para a finalização. Pincele as peras novamente com a mistura de mel e laranja e recheie o seu centro com o creme de gorgonzola com cream cheese. Leve ao forno pré-aquecido por mais 3 minutos. Retire as peras do forno, passe para um prato de servir e decore com a salsinha crespa.

Nota: Na receita original não tem, mas eu resolvi acrescentar nozes, pois além de gostar da combinação, adoro o sabor e a crocância que conferem ao prato. Fica ao gosto de vocês!!

 

peras assadas c gorgonzola e mel-004

Print Friendly, PDF & Email
Batata Doce Rosti com Cebola Caramelizada e Gergelim
Salada de Repolho Roxo com Pinoli e Cranberry

Artigos relacionados

Translate »