Profiteroles com Creme de Gengibre e Calda de Chocolate
Olá minha gente querida, cá estamos novamente para mais uma receita bem gostosa e linda, que eu adoro e tenho certeza que vocês também vão gostar muito. Fazia muito tempo que não comia profiteroles e ultimamente me bateu uma vontade de saborear essa sobremesa maravilhosa, com aquela bela calda de chocolate por cima…ai…ai…uma perdição não é messssmo?!! Foi então que, procurando por uma boa receita para me aventurar na elaboração dessa delícia, encontrei essa receita de profiteroles com creme de gengibre e calda de chocolate, que é ótima, num livrinho que adquiri há alguns meses chamado, “200 Mini Cakes & Bakes: Hamlyn All Colour Cookbook.
UM DIA MARAVILHOSO PARA TODOS !!
Profiteroles com Creme de Gengibre e Calda de Chocolate
Ingredientes
para a massa:
50g de manteiga
150ml de água
1 pitada de sal
65g de farinha de trigo peneirada
2 ovos
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
para o creme:
250ml de creme de leite fresco
50g de gengibre cristalizado picado*
*usei 1 colher de chá de gengibre fresco ralado (funcionou super bem)
para a calda:
150g de chocolate amargo (usei com 70% de cacau)
150ml de leite
50g de açúcar
2 colheres de sopa de brandy

Profiteroles com Creme de Gengibre e Calda de ChocolateProfiteroles com Creme de Gengibre e Calda de Chocolate
Preparação
Leve ao fogo a água, a manteiga e o sal até que a manteiga derreta. Deixe ferver, tire do fogo e acrescente a farinha de trigo, leve de volta ao fogo e cozinhe rapidamente, mexendo até que a mistura vire uma bola macia. Deixe esfriar. Bata os ovos com o extrato de baunilha e acrescente aos poucos à massa até que fique lisa e macia. Forre uma assadeira com papel manteiga. Coloque essa massa em um saco de confeitar (use o bico redondo de 1,5cm) e molde 20 bolinhas deixando um espaço entre elas. Asse em forno preaquecido à 200ºC, por uns 15 minutos ou até crescerem e ficarem levemente douradas. Faça uma pequena incisão em cada bolinha para que o vapor possa sair, retorne ao forno desligado e deixe por 5 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.
Creme de chantilly: bata o creme de leite fresco até o ponto de chantilly, acrescente o gengibre, mexendo delicadamente com um espátula, reserve.

Calda de chocolate: leve ao fogo, o chocolate, o leite e o açúcar e misture até que o chocolate derreta e a mistura esteja homogênea. Retire do fogo e acrescente o brandy.

Faça uma fenda em cada profiterole e recheie com o creme. Sirva com a calda de chocolate aquecida.
 Profiteroles com Creme de Gengibre e Calda de Chocolate

Print Friendly, PDF & Email
Brownie de Chocolate Super Fácil
Galette de Pêssego com Açúcar de Laranja e Amêndoas Caramelizadas

Artigos relacionados

Translate »