rocambole de espinafre

Vontade que me deu de fazer alguma receita com espinafre, apesar de gostar muito, me ocorreu que não tenho usado muito ultimamente na minha cozinha. Como assim, esquecer de usar o tão nutritivo espinafre, imperdoável…rsrs
Então, vamos lá, queria fazer uma receita bem gostosa com o meu querido amigo espinafre. foi aí que surgiu a ideia de um rocambole de espinafre com queijo brie e castanhas de caju , achei que poderia ficar bem interessante. E ficou, não só interessante, mas delicioso!! Será receita para repetir muitas vezes, valeu a pena!!

Ingredientes
6 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1 maço de espinafre (somente as folhas higienizadas)
1 1/2 xícara de caldo de legumes
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de iogurte natural
4 ovos
uma pitada de noz moscada
sal e pimenta a gosto

Recheio
2 colheres de sopa de manteiga
1/4 de xícara de farinha de trigo
1 1/2 xícara de leite
125g de queijo brie sem casca
1/2 xícara de castanha de caju torrada e picada

Preparação

Aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga uma forma para rocambole, forre-a com papel manteiga e polvilhe com 3 colheres de sopa de parmesão ralado. Cozinhe rapidamente o espinafre no caldo de legumes, escorra-os bem. Derreta a manteiga em uma panela e refogue o espinafre com o sal, pimenta,  as 3 colheres de parmesão restantes e a noz moscada. Junte o iogurte e retire do fogo, acrescente as gemas e misture bem. Bata as claras em neve e acrescente à mistura de espinafre, mexendo delicadamente. Despeje essa massa na forma e leve ao forno por 20 minutos ou até ficar firme e fofa. Para o recheio, derreta a manteiga, acrescente a farinha de trigo mexendo sempre e vá adicionando o leite aos poucos sem parar de mexer. Junte o queijo brie, tire a panela do fogo e acrescente metade da castanha de caju. Estenda um pano de prato úmido sobre uma superfície lisa, cubra-o com papel manteiga e salpique no papel, o restante da castanha de caju. Desenforme a massa sobre esse papel, retire o outro devagar e o elimine. Espalhe o recheio sobre a massa, conforme demonstrado na foto ao lado, enrole-a com a ajuda do papel manteiga e está pronto um saboroso rocambole!!
 rocambole de espinafre

Print Friendly, PDF & Email
Rosca de Chocolate
Sopa de Abóbora com Creme de Gorgonzola

Artigos relacionados

Translate »