Tacinha de Abacaxi com Gengibre e Chantilly de Canela

Oi gente, o que acham de tornarmos nosso dia de hoje mais docinho e um pouco picante?!! Vocês já devem ter percebido que adoro usar gengibre nas minhas receitas, pois é, gosto muito mesmo, acho que o gengibre enriquece o sabor de qualquer prato, seja salgado ou doce, possui um sabor intenso é verdade, mas é bom demais!!

Esta tacinha de abacaxi com gengibre e chantilly de canela surgiu completamente por acaso. Uma sobremesa que nasceu de um abacaxi maduro, uma vontade de comer um docinho e alguns pacotinhos de paçoquinha perto de vencer. Fui juntando tudo e mais algumas “cositas” e o resultado foi este doce divino!!

Tacinha de Abacaxi com Gengibre e Chantilly de Canela

Para o doce de abacaxi com gengibre você vai precisar de:

1 abacaxi – corte em fatias e pique-as (retire o miolo)
50g de gengibre fresco picado
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água
1 colher de café de canela
Para finalizar o doce, paçoquinha esfarelada
 
Preparando o doce: leve ao fogo baixo, o açúcar e a água e cozinhe até o açúcar se dissolver por completo. Aumente a temperatura para fogo médio, acrescente o abacaxi, o gengibre e a canela e deixe cozinhando, mexendo de vez em quando, até a calda engrossar mais um pouco. Deixe esfriar.
 
Para o chantilly de canela usei:  
200ml de creme de leite fresco
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de canela

E fiz assim: em uma batedeira coloquei o creme de leite, o açúcar e a canela e bati até o creme começar a fazer ondas. Bati mais um pouquinho, com velocidade mais baixa até chegar ao ponto de chantilly (com ondas mais firmes). Coloquei primeiro 1 colher de açúcar e provei depois de ter batido um pouco, para sentir se precisava de mais, aí vai muito de gosto, mais ou menos doce. 

Montando o doce: em tacinhas pequenas, coloque primeiro uma camada de chantilly, outra de doce, mais uma de chantilly e finalize com outra camada de doce. Polvilhe com a paçoquinha esfarelada e leve à geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.

Tacinha de Abacaxi com Gengibre e Chantilly de Canela

Print Friendly, PDF & Email
Crumble de Abóbora e Maçã com Cranberries
Salada de Abobrinha com Abóbora e Ricota

Artigos relacionados

Translate »